domingo, 23 de agosto de 2009

Neoclassicismo no Brasil

Neoclassicismo no Brasil


A arte neoclássica ocorreu entre os séculos XVIII e XIX e busca inspiração no equilíbrio e simplicidade, com base na recuperação da arte grego-latina.
A corte portuguesa buscou artistas na Europa para lecionar no Rio de Janeiro.
Missão francesa: formada por um grupo de 40 artistas que chegou em 1816 e criou a Imperial academia e Escola de Belas Artes.
Missão austríaca: chegou em 1817 acompanhado da princesa Leopoldina. Teve cunho mais científico.


Manuel de Araújo Porto-alegre: Nasceu em Rio Pardo RS, 2 de novembro de 1806 e morreu em Lisboa, Portugal, 29 de novembro de 1879. Pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, escritor. Seu nome real era Manuel José de Araújo, modificado para Pitangueira e mais tarde chegando à forma definitiva, Manuel de Araújo Porto-alegre. Porto-alegre foi o primeiro artista a publicar uma caricatura no Brasil. Entre 1837 e 1839, de volta de sua viagem à Europa, Manuel de Araújo Porto-alegre produziu uma série de litografias satíricas e fundou em 1844 o primeiro periódico do país ilustrado com caricaturas - a Lanterna Mágica, de efêmera duração. Em 1840 é nomeado pintor da Câmara Imperial, sendo responsável pelos trabalhos de decoração para a coroação do imperador dom Pedro II (1825 – 1891) e para o seu casamento com D. Teresa Cristina (1822 - 1889). Executa ainda diversos projetos arquitetônicos no Rio de Janeiro, dos quais destacam-se as obras realizadas no Paço Imperial, o plano arquitetônico da antiga sede do Banco do Brasil, da Escola de Medicina e do prédio da Alfândega.


Estudo para a sagração de Dom Pedro II, 1840, O Museu Histórico Nacional,

Manuel de Araújo Porto-alegre, óleo sobre tela, 100 x 800 mm.

Rafael Mendes de Carvalho: Nascido em Laguna (SC) em 1817 e falecido provavelmente no Rio de Janeiro em 1870. Pintor, desenhista, caricaturista, litógrafo, arquiteto, cenógrafo. Pouco se sabe dos primeiros anos de sua carreira, além de que pintou uma aquarela representando a Entrada da Esquadra Nacional na Vila de Laguna, em 15 de Novembro de 1839. Notabilizou-se inicialmente como caricaturista, fazendo publicar em 1840 uma série de 20 litografias alegres, satirizando costumes da Corte. Em 1842 torna-se aluno da Academia Imperial de Belas-Artes e estreou na Exposição Geral desse mesmo ano "com três retratos, uma pequena tela histórica, Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, e um esboço para obra de grandes dimensões: Plantação da Cruz pelos Selvagens .



O sapateiro eleitor, Rafael de Carvalho. Caricatura que satiriza a caça ao voto na época do Império - um cabo eleitoral procura um pobre sapateiro e lhe mostra a sua chapa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-alegre
http://www.pitoresco.com.br/laudelino/portoalegre/portoalegre.htm
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3076&cd_idioma=28555
http://www.pitoresco.com.br/laudelino/mendes_carv.htm
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3089&cd_item=3&cd_idioma=28555
profemanoel.googlepages.com/01neoclassiconoBrasil-2.pdf



Postado por:Victor n 28




5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !!!
    Me ajudou bastante esse atigo sobreo Neoclassicismo brasileiro.Pois foi para um trabalho que fiz e ainda ganhei nota máxima por está bem explicado. Continue assim, com todo esse seu desempenho em nos informar sobre coisas importantes. Beijs.

    ResponderExcluir
  3. Valeu muitoo bom esse artigo' precisava para um trabalho do Golégio me ajudou bastante''

    ResponderExcluir
  4. vlw me ajudo bastante já tava louco atras desse assunto pro trabalho de português
    +_+

    ResponderExcluir